2010-05-23

Reiki sobre Reiki

Sinopse:
Este é o livro sobre Reiki por que ansiávamos: um ensaio-novela-diário de viagem onde nos são revelados muitos dos segredos semi-abertos do Reiki.
A informação fidedigna sobre o Reiki original reencontrada no Japão nos anos 90 chegou ao Ocidente através de múltiplas fontes e escapa, assim, à maioria dos três milhões de praticantes de Reiki. Tendo-se debruçado, com rigor académico, sobre essa informação teórica e técnica ao longo de anos de prática profissional, a autora cruza-a, à medida que avança no texto, com o enfeudado, e por vezes distorcido, manancial do Reiki Tradicional ocidental onde começou a sua jornada de cura e de ensino, pulverizando assim a falsa crença de que o Reiki original se perdeu nos conturbados tempos do Japão do pós-guerra.
Efectivamente, a repressão americana exercida sobre as Artes de Cura genuinamente japonesas, após 1945 - dado radicarem estas na mesma misteriosa tradição espiritual onde teria florescido o arrasador belicismo japonês - levou o Reiki a fechar-se em estilhaçados redutos no país onde foi legado à humanidade. Daí se ter pensado que só sobrevivera a herança ocidental de Hawayo Takata, preciosa, sem dúvida, mas pecando por distorções várias e contextualização inexacta do Reiki, que a sua ingrata posição de americana de origem japonesa residente no Havai explica e valida.
No centro desta vívida narrativa está um curso de Jikiden Reiki, o sistema que Hayashi ensinava em 1928, apenas dois anos após a morte de Usui, que a narradora faz em Quioto. A peregrinação interior, pontuada por estados de transcendência partilhados com o leitor, vai-se desdobrando ao sabor de episódios originais e surpreendentes que, impregnadas de cultura, história e tradição, constituem a peregrinação real em Quioto e Tóquio. Trata-se de um fascinante relato que nos leva do riso à emoção, sempre com o encanto da partilha genuína, e onde a vivência diária do Reiki pela autora-narradora, tão natural como a sua respiração ou o pulsar do sangue nas suas veias, nos convida a penetrar nos mistérios do crescimento espiritual e da expansão da consciência com que o Reiki, garantidamente, brinda aqueles que mergulham na sua Luz.

Comentários

Este é um ângulo invulgar de descobrir e aprofundar o Reiki. Apreendemo-lo através de uma viagem pessoal que liga culturas, que nos faz viver a história, a energia, levando-nos até ao coração do Reiki. A narrativa é uma forma poderosa de envolvimento. Não somos apenas leitores curiosos, vivenciamos e transformamo-nos. Sentimos a magia porque mágico é tudo o que nos leva a atingir novos patamares de conhecimento e cura. É uma ligação com as origens, com os mestres, é luz de caminho. (João Caldeira)

Aprendi muito com seu livro, querida Darshan. E gostei muito também. Você é uma excelente narradora e memorialista. É um relato delicioso e emocionante tanto de sua viagem ao Japão quanto dos caminhos que tem percorrido na busca do autoconhecimento. Fez com que crescesse ainda mais a admiração que tenho por você. Incrível essa sua capacidade de ter realmente renascido, de ter surgido em um novo ser, disposto a viver uma vida nova. Mas, ao mesmo tempo, e o texto revela isso, tendo sabido preservar o humor e a acuidade de percepção que a caracterizavam na vida anterior. Acho que será muito bem recebido pelo público. Parabéns. (Antônio Briquet de Lemos)

Que incrível viagem de sentidos e sensações a querida Darshan nos proporciona neste livro. Há paixão nesta viagem; há sede de viver, de descobrir verdades, de desmistificar mitos e de encontrar a raiz desta que é a mais sublime das terapias: o Reiki. (Vera Xavier)

Fiquei de tal maneira ao ler este livro que andei, às voltas, às voltas, buscando algo de especial para escrever e pura e simplesmente só sinto vontade de chorar, nada mais. É assim mesmo ... não há palavras para exprimir o que sinto perante tanta beleza, sabedoria e Amor. Fiquei até hoje com a lágrima sempre ao canto do olho e um nó na garganta. Kanshashite, querida Darshan. Que os anjos velem sempre para que o seu sono seja tranquilo e renovado e o amanhecer uma festa constante para que continue a irradiar os seus inúmeros talentos e a sua qualidade única de terapeuta e de guia e, assim, ajudar a transformar muitas vidas como fez com a minha... (Naveena Cristina Oliveira)

Agradecimentos

A todos os que vieram, vêm e virão até mim em busca de cura e transformação com Reiki e não só, em diferentes continentes, para cumprirmos o encontro que tinhamos marcado. Aos que partiram para sempre. Aos que sempre voltam.
Aos meus irmãos Osho sannyasins que, mesmo distantes, inundam continuamente o meu coração com alegria e celebração (...)
A todos os que receberam ou renovaram sannyas no Osho Centro de Meditação Darshan Zen (...) A todos os que espalham o amor de Osho em Portugal (...)
Aos que responderam ao convite de Osho e se lançaram destemidamente comigo, como há anos no Reiki, no oceano turbulento da busca de si mesmos em profundidades insuspeitadas, encetando uma nova etapa de regresso à terra firme do seu próprio centro.

Nota da autora

Uma vez ouvi o meu Mestre, Osho, dizer, a propósito da sua Missão: "A Existência bateu à minha porta e eu respondi: "Sim".

Vídeo OSHO e Reiki: são compatíveis?

Sem comentários:

Enviar um comentário